Laboratório Poético para Mulheres
Reconectar a mulher à linguagem. Este é o objetivo principal do Laboratório Poético para Mulheres, desenvolvido pela investigadora, escritora e curadora literária Manuella Bezerra de Melo, que ocorrerá no próximo dia 5 de março de 2022 no CAAA de Guimarães.
Para participar deste laboratório será necessário disposição para um ambiente de entrega, confiança e liberdade. A facilitadora promoverá atividades propícias a experiências e experimentações com o objetivo de trazer a tona elementos crus para produção de uma escrita de sobrevivência, por meio dos medos, sensações, mas também subtilezas e subjetividades da existêmcia no feminino.
Os temas serão abordados em três módulos nos exercício na medida que a facilitadora oferece experimentações com o objetivo reestabelecer a conexão da mulher com a atividade linguagem e transformar estas experiências em uma produção capaz de torna-se ofício.
“Nós, mulheres, também nascemos com a potência da palavra, quando somos miúdas temos uma relação especial com elas, a descoberta, os significados, os sons. Entretanto, na medida que passamos pelo nosso processo de socialização, somos desencorajadas a brincar com elas, desautorizadas, como se utilizar a palavra não fosse um privilégio nosso, como se fosse algo somente para alguns notáveis, especiais. Esta noção é equivocada. Literatura é trabalho e entrega, e cada vez mais as mulheres precisam estimular esta atividade”, explicou Manuella Bezerra de Melo.
Para este Laboratório, estão previstos três módulos: 1) Leitura e Interpretação 2) Interartes e Produção 3) Expressão e Poesia Corpo. Podem inscrever-se mulheres a partir dos 18 anos de idade pelo email lusofolivros@gmail.com. O investimento é de 5 euros, mas há bolsas para mulheres imigrantes em situação vunerável.
Módulo I – Leitura e Interpretação
Neste módulo inicial vamos começar os trabalhos inspirando-nos e conhecendo poesias de mulheres em língua portuguesa. Faremos um pequeno passeio pela palavra a fim de deleitar-nos nos seus aspetos poéticos. Esta fase propicia a participante uma imersão no mundo da poesia, levando-o a abstração necessária para o nível seguinte.
Módulo II – Interartes e produção
Com o auxílio de outras linguagens artísticas, a participante será estimulado, mediado e conduzido para sua própria produção. Alguns exercícios irão ajudá-la a colocar no papel àquilo que experimentou no laboratório, aprendendo métodos para ser seu próprio auto-avaliador no espaço de criação.
Módulo III – Expressão e poesia corpo
Nenhum poema é escrito pra morrer em uma gaveta. Neste espaço, aprenderemos técnicas de expressar com o corpo e a voz as palavras que escrevemos, de forma que o outro, o ouvinte-leitor, alcance sensações e emoções aproximadas daquelas que o levaram a produzir. Corpo poder do feminino transferido à linguagem.
Serviço:
Horário: 10h-12h | 14h-18h
Público Alvo: Mulheres a partir dos 18 anos
Local: CAAA Guimarães
Manuella Bezerra de Melo (Facilitadora) – Manuella Bezerra de Melo é curadora e organizadora da coleção de antologias VOLTA para tua terra (Urutau) junto ao editor Wladimir Vaz. Autora de Pés Pequenos pra Tanto Corpo (Urutau, 2019), Pra que roam os cães nessa hecatombe (Macabéa, 2020), ambos de poesia. Para 2022, está prevista a publicação do seu primeiro livro de ensaio, no prelo pela editora Zouk, A Fissura, e de Um Fado Atlântico (Urutau), um conto em prosa. É jornalista pós-graduada em literatura brasileira e interculturalidade, mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas e, atualmente, doutoranda bolsista pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) no Programa de Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas na Universidade do Minho, em Portugal, onde vive.