Facing Identity, de Igor Gonçalves

 

 

 

 

 

 

Facing Identity

Inauguração 6 Setembro 21h30 | até 26 Outubro

A exposição proposta ao CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura feita pelo artista português Igor Gonçalves emerge da consolidação de uma carreira que agrega, de forma complexa e multifacetada, música e artes plásticas, designadamente pintura e desenho.

A exposição divide-se em duas dimensões. A primeira, presente na galeria 1, traduz os lugares obsoletos da memória. Fragmentos da imaginação que retraram ramificações da realidade numa manifestação gráfica de linhas fugazes, figuras destemidas e alusões passadas. Tem nesta dimensão os girassóis um lugar de destaque por, também eles, se constituírem como elementos integrantes de uma construção identitária que remete para os lugares da infância.

A segunda dimensão, apresentada na galeria 2 e no hall da entrada, evidencia uma contraposição entre, por um lado, trajetórias ficcionais, histórias imaginadas e imagens fantasiadas e, por outro, o ímpeto da realidade. Ilustra, portanto, como a construção identitária na adolescência se dá, também, por via da personificação de medos, fantasmas, amores, desejos, sátiras e fragilidades. Nela têm lugar, de forma amalgamada, a repetição, o finito, o agoiro, a calma, o conhecimento, a energia, os traços e os graves. Amuletos que, condensando a história passada e vertendo a imagem do futuro, se afiguram como mais reais do que a própria identidade.

 

Opening September 6th | until October 26th

The exhibition proposed to CAAA – Center of Art and Architecture Affairs-  by the Portuguese artist Igor Gonçalves emerges from the consolidation of a career that brings together, in a complex and multifaceted way, music and fine arts, namely painting and drawing.

The exhibition is divided into two dimensions. The first, present in gallery 1, translates the obsolete places of memory. Fragments of imagination that portray ramifications of reality in a graphic manifestation of fleeting lines, fearless figures and past allusions. In this dimension, sunflowers hold a prominent place as they are integral elements of an identity construction referring to the places of childhood.

The second dimension, presented in Gallery 2 and in the lobby, shows a contrast between fictional trajectories, imagined stories and fantasized images, on the one hand, and the impetus of reality on the other. It illustrates how the identity construction in adolescence also occurs through the embodiment of fears, ghosts, loves, desires, satires and weaknesses. Such identity construction entails, in an amalgamated form, the repetition, the finite, the calm, the knowledge, the energy, the traces and the bass. Amulets that, condensing past history and shedding the image of the future, appear to be more real than identity itself.

Facing and Hearing Identity is thus intended to lead to a reflection on how the ephemeral realities of memory mingle with the perennial effects of identity in permanent construction.

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