XAUXAU DODÔ | CLAIANA

15.03 | 22h | 8€

XAUXAU DODÔ é um septeto de Barcelos que procura traduzir para música as suas vivências e inquietações. Influenciados pelo som do jazz fusão e do Afrobeat, visitam com frequência os habitats da música clássica e ambiental, e põem na mesa questões como o antropocentrismo e a crise climática, enquanto celebram a amizade e os joelhos esfolados na infância. XAUXAU DODÔ não se assume de crítica nem de contemplação. É, pelo contrário, com jogo de cintura um pouco dos dois: head is for thinking, feet are for dancing.
Estrearam-se em 2023 com o single “Plantai-as”, uma homenagem à liberdade e a todas as pessoas que por ela lutam, relembrando-nos que não é nem nunca será uma condição garantida.

/

CLAIANA Figura incontornável do nosso imaginário underground, Claiana é um espectáculo personificado em carne, show e osso ao qual jamais alguém acusou de paralisia de ancas.

Natural de São Nicolau (Cabo Verde) mas fora de qualquer âmbito de música tradicional, Aguinaldo Conceição cresceu e bebeu de toda a diversidade musical que o Atlântico nos oferece desde os 4 continentes que banha aos firmes arquipélagos à tona, criando uma linguagem (literalmente) própria que faz das suas músicas facilmente reconhecíveis em questão de segundos.

Num idioma cantado e criado pelo próprio, Claiana chega-nos com uma impressão digital difícil de replicar, não fossem as suas influências transversais a todo um Oceano, a figuras díspares como Patrick Saint-Éloi (Kassav’) ou Michael Jackson, bem como a imortal paixão pelo futebol e a filosofia de vida de um tal de Bruce Lee.

Comments are closed.