FEIRA PAISAGEM
FEIRA PAISAGEM DESTACA NOVAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO GRÁFICA COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO DIA 27 DE JULHO EM GUIMARÃES
Guimarães, Portugal – A 6ª edição da Feira PAISAGEM terá lugar no dia 27 de julho de 2024, a partir das 15h00, no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura. Este evento, que começou no Brasil em 2017 e desde 2019 também acontece em Portugal, consolida a região do Ave no calendário nacional de feiras editoriais.
O que é a PAISAGEM?
A PAISAGEM é uma plataforma dedicada à valorização crítica e artística do mundo gráfico e editorial, promovendo a exposição, troca e venda de produções independentes, além de workshops e palestras. Criada no Brasil em 2017, está a decorrer em Portugal desde 2019 com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
A Paisagem tem como objetivo estimular relações comerciais humanizadas, valorizando processos criativos em escala humana, além de ampliar o contato do público com o design e conteúdos independentes.
Novidades
Este ano, o evento amplia seu foco, integrando a arte gráfica impressa com as possibilidades da Web3, e explorando novas tecnologias para a criação e distribuição de obras digitais e NFTs. Para além da tradicional feira e dos workshops sobre técnicas de impressão, o programa de 2024 incluirá uma sessão de onboarding e uma mesa redonda sobre NFTs e web3, consolidando a PAISAGEM como uma plataforma inclusiva que celebra a criação artística em todas as suas possibilidades.
EXPOSITORES
Alícia Pereira
Barbara Amaral
c0rdeiro
Cor de Cinza
Dulce do Mar
Espécime de Arte
FRESTA – VISUAL CULTURE UNFOLD
Gabriela Araújo
Guilherme Monteiro
Karla Ruas
Lu Bastos tattoo
Malt
Naia.
Other Maria
Pat Cividanes
pedrosim
Pri Ballarin
São Telmo
Sofia Vilas Boas
Truz Truz Editora
O evento é uma realização da Banca Paisagem, Câmara de Guimarães e CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
As inscrições para as oficinas e maiores detalhes da programação podem ser conferidas no site https://linktr.ee/feirapaisagem ou www.instagram.com/feirapaisagem
PROGRAMAÇÃO
Feira de Edições Independentes: 27 de Julho, das 15h às 21h – Entrada gratuita
Oficina de Serigrafia e Encadernação para Miúdos: 27 de Julho, das 15h às 21h
As crianças poderão aprender a costurar um caderno simples e decorá-lo com técnicas de serigrafia e stencil. Vamos explorar a criatividade e personalizar nossas próprias impressões!
Os miúdos também podem trazer suas camisetas e tote bags para personalizar e sair com peças exclusivas!
Workshop de Risografia: 27 de Julho, das 11h às 13h / 16h às 17h30
Participe da produção do zine Paisagem #2 em um workshop super especial com o Estúdio Arco Ignis, fundado pelos queridos Rita Pereira e João Silvestre em Guimarães. Arco Ignis é um estúdio dedicado à banda desenhada, ilustração e risografia, aberto a todos que queiram explorar e aprender.
Talk Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios: 14 de Outubro às 20h – Gratuito
O propósito da Paisagem é desmistificar e democratizar o acesso às novas tecnologias, explorando seu potencial positivo e falando abertamente sobre seus desafios e polêmicas. Queremos integrar essas inovações de maneira criativa e estratégica em nossas práticas artísticas.
Nesta edição, implementamos tecnologias emergentes através do onboarding acessível de artistas e na exposição de NFTs. Nosso objetivo é compartilhar essas experiências e discutir como essas ferramentas podem expandir as possibilidades criativas e comerciais no campo da arte e do design.
Para enriquecer nossa discussão, convidamos dois especialistas para compartilhar suas experiências e insights:
Camila Nogueira, artista visual do Porto, especializada em NFTs e artista digital e ilustradora desde 2015. Camila falará sobre sua trajetória na web3, os desafios que enfrentou, os benefícios dessas tecnologias e sua perspectiva sobre a formação de comunidades digitais.
João Gabriel Ribeiro, jornalista e designer, co-fundador e diretor do Shifter.pt, um hub de pesquisa sobre tecnologia e sociedade. João explorará a relação entre tecnologia e sociedade contemporânea, com foco em IA, novos media e blockchain. Ele também abordará como o Distributed Design apoia artistas e constrói comunidades criativas.