NET ARTE NO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS
CONTRIBUTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE ARTE E INTERNET EM PORTUGAL
Curadoria: Sofia Ponte e Maria Luís Neiva
Inauguração 7/9 . 15h . até 2/11
A exposição Net Arte no Triângulo das Bermudas. Contributos para uma reflexão sobre arte e internet em Portugal debruça-se sobre as relações entre arte e internet em Portugal, desde a estabilização da internet no país, em 1995. A exposição integra 14 projetos artísticos criados por artistas e designers em Portugal, dando a conhecer algumas das potencialidades criativas deste media. A exposição tem uma natureza documental constituida por um conjunto de iniciativas sem, contudo, esgotar tão vasto tema, que revela os sinais da chegada, desenvolvimento e assimilação da tecnocultura relacionada com a Web no país, e que possibilita uma aproximação ao contexto original em que os projetos de net art por artistas portugueses expostos foram criados.
A exposição dá visibilidade a um fenómeno pouco conhecido da sociedade portuguesa que inspirou experimentação e constituiu-se por projetos de net art das áreas da ciberpoesia, rádio, artes plásticas, código, arte generativa, webdesign, performance, jogos digitais e música eletrónica, documentação e documentação secundária, elementos que interrelacionados ajudam a melhor usufruir e compreender a especificidade do fenómeno da net art em Portugal e eventos tecno culturais relacionados. Através da documentação reunida a exposição permite igualmente conhecer o gradual robustecimento das relações entre arte e computação no país, contribuindo para uma reflexão sobre a atualidade destas relações na era dos dados, da automatização e da inteligência artificial.
Projectos artísticos de:
Beatriz Albuquerque; Daniel Pinheiro e Annie Abrahams; Pizzbuin; Rui Torres; Susana Mendes Silva; wr3ad1ng d1g1t5; Luísa Ribas e João Cruz; Mário Cameira; Rudolfo Quintas; Alice dos Reis; Miguel Carvalhais; Pedro Tudela e Rodrigo Carvalho; Joana Chicau; Luís Fernandes.
Programação ao longo da exposição
Performances
7/9 . 18h
Tango for Us Too, de Joana Chicau
Performance que explora as tensões e ritmos das línguas em ambientes da web. O roteiro da performance foca-se na natureza dialógica do Tango. Funções JavaScript personalizadas alimentam o Google Translate com fragmentos de textos de entrevistas com bailarinos e praticantes. A performance desenrola-se num pas-de-deux realizado pelos corpos do código e do bailarino, culminando numa série de (más) traduções. Uma dança algorítmica que entrelaça técnicas e poéticas do Tango, cada respiração, um passo em direção ao surgimento de um novo vocabulário para se mover.
12/10 . 18h
30 x n, Miguel Carvalhais, Pedro Tudela e Rodrigo Carvalho
Performance audiovisual para três performers, computadores, PA multicanal, luzes e visuais que revisita e reinterpreta a instalação 30 x 1 (apresentada em 2005 na galeria Solar, Vila do Conde). Esta versão de palco parte da estrutura modular original, destila os seus elementos num novo sistema performativo relacional, cujo desenvolvimento contingente é influenciado por cruzamentos multimodais e pelas ações de todos os agentes que nele participam, tanto performers como sistemas computacionais.
2/11 . 18h
Live Electronics, Luís Fernandes
A exploração da improvisação eletrónica em tempo real, a partir de sistemas de síntese modular, é o ponto de partida para as performances ao vivo de Luís Fernandes. A partir da especificidade destes dispositivos tecnológicos, Fernandes disseca, explora e recontextualiza material sonoro de fontes variáveis, de found sounds a field recordings, de síntese subtrativa a samples ou emissões radiofónicas, desenvolvendo uma tapeçaria acústica de características sempre mutáveis e site-specific.
Visita Guiada
12/10 . 16h
por Maria Teresa Cruz, atividade realizada em parceira com o ICNOVA-UNL
Atividade que promete uma viagem ao passado, às inquietações da altura de MTC, ao contexto das várias iniciativas que promoveu, incluindo a criação da Interact, a pioneira publicação online no país que acolheu algumas das mais emblemáticas obras de net art criadas por Ana Hatherly, António Olaio, Patrícia Gouveia, entre outros.
Conversa
2/11 . 16h
com Aida Castro, Maria Mire, Luis D. Rivero-Moreno e + convidado/a(s) a anunciar
Sofia Ponte (moderação)
Participação gratuita com inscrição antecipada para geral@centroaaa.org