JORNADAS INDISCIPLINADAS
23 de Maio a 9 de Junho
Inauguração no dia 23 de Maio: 16h00 Garagem Avenida, 17h00 CAAA, 18h00 CIAJG
As “Jornadas Indisciplinadas” continuam em força na ocupação de espaços, explosão de ideias, rompendo limites, através da apresentação de propostas artísticas dos estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Artes Visuais da EAAD-UM. O CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães , o CAAA e a Garagem Avenida são invadidos pelo trabalho destes jovens artistas, que se propõem a dialogar com os espaços, a pensar as missões das estruturas, propondo um novo olhar sobre as obras que aí se encontram.
Este projeto expositivo acontece numa ação concertada entre os estudantes e a sua equipa docente, com os agentes no terreno, desde a direção artística, a equipa técnica ou a de mediação. O processo de trabalho inclui a discussão sobre o lugar de cada peça até à poética da proposta, sem descurar o sítio do prego ou a direção da luz. Em 2024, para acompanhar este percurso, contamos com a curadoria do coletivo Palma, constituído pelos artistas Catarina Braga e Miguel Ângelo Marques.
Levado por estes dispositivos, o público é convidado a repensar a narrativa das visitas, a direção do pensamento ou a interpretação das obras.
Este ano sob o título “Práticas para Novos Ecossistemas” procura-se olhar e refletir sobre as dinâmicas da criação artística em comunidade, tentando responder ao que é habitar o espaço de atelier e de que forma é que os objetos artísticos se transformam quando começam a ocupar os espaços institucionais. Tendo em conta que o habitar de um espaço por vários elementos depende de dinâmicas interligadas, rizomáticas e de adaptabilidade, e que a construção de narrativas alternativas à institucional podem tornar-se ferramentas disruptivas, é na partilha que se criam ambientes saudáveis e de cooperação. Estes são cada vez mais necessários para o gesto coletivo, tendo na solidariedade uma das armas de luta mais eficazes.