A cidade das Tecedeiras, de Carla Rebelo
Inauguração dia 3 de Setembro / até 29 de Outubro
Curadoria de Sofia Ponte
A exposição da artista Carla Rebelo (Lisboa, 1973) no CAAA terá peças criadas especificamente para este espaço, que seguem uma metodologia recorrente no trabalho da artista, a criação de obras relacionadas com o lugar, neste caso a cidade de Guimarães e muito particularmente a produção têxtil que a caracteriza.
Tendo como referência os conceitos de Memória e Tempo, a artista fez um trabalho de campo em Guimarães de forma a pesquisar o Lugar e a(s) sua(s) história(s). Nesta primeira fase de residência artística, visitou algumas fábricas na zona industrial Têxtil, a Casa da Memória, Citânia de Briteiros, centros de recursos e bibliotecas locais. Nesta pesquisa houve recolha fotográfica, gráfica, escrita, de sons e também de materiais a usar posteriormente nas várias peças a construir.
Carla Rebelo, 1973 (Lisboa, Portugal). Vive e trabalha em Lisboa.
Licenciatura em Escultura, FBAUL (2000). Bolsa de criação artística, Fundação Calouste Gulbenkian (2010/11). Residências artísticas em Portugal e no NCCA Kronstadt, São Petersburgo, Rússia (2013); FelipaManuela, Madrid (2012); e em Berlim (2011) e Istambul (2010) – projecto Viagem ao interior das cidades vividas. Expõe colectivamente desde 1999. Exposições individuais a destacar: Geologia de um lugar, Galeria da Casa A. Molder, Lisboa (2022); Segundo o seu próprio tempo, Galeria Diferença, Lisboa (2020); Um momento que se repete continuamente, Galeria Águas Livres 8, Lisboa (2018); Marca de Água, Museu do Dinheiro, Lisboa (2017); Becoming Water, Palácio Marquês de Pombal, Oeiras (2016); Representada na Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português; Coleção de Livros de Artista da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian; CAC, Málaga; Luciano Benetton Imago Mundi Collection; Colecção Figueiredo Ribeiro.
Sofia Ponte é atualmente Professora Auxiliar no IADE – Universidade Europeia, em Lisboa. Anteriormente, foi Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É membro integrado do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) no grupo Unexpected Media Lab. Obteve o seu doutoramento em Arte e Design na Universidade do Porto. Recebeu uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para realizar a sua investigação, publicada, em 2020, pela Editora Caleidoscópio e a Direção Geral do Património Cultural. Licenciou-se em Artes Plásticas – Escultura pela Universidade do Porto e obteve o seu mestrado em Visual Studies na School of Architecture and Planning do Massachusetts Institute of Technology, EUA. Tem publicado, lecionado e apresentado o seu trabalho artístico e científico em vários contextos nacionais e internacionais, académicos e não académicos.
Esta exposição foi produzida e financiada pelo CAAA, com o apoio de: