OLHAR VOLTAR A OLHAR
OLHAR
VOLTAR A
OLHAR
Ciclo expositivo de ilustração
Inauguração 27 Fevereiro | até 10 de Abril
NOTA: A exposição será aberta ao público assim que possível, apresentando-se on-line enquanto as regras do confinamento se mantiverem.
OLHAR VOLTAR A OLHAR procura estabelecer uma relação entre as Sétima e Nona Artes, abrangendo ambos os públicos e enquadra-se na conhecida e natural contaminação entre estas duas artes.
4 autores de ilustração e banda desenhada selecionaram 4 filmes que os influenciaram e deixaram memória no seu imaginário artístico. A partir do filme cada autor produziu 32 pranchas a preto e branco, que deram origem à publicação de livros de bolso, editados pela Associação AO NORTE.
Exposição #1
ONE WEEK, de Isabel Baraona, a partir do filme homónimo de Buster Keaton (One Week, EUA, 1920, 19′)
Exposição #2
EU NÃO REINO, de Pedro Nora, inspirada no filme VAI E VEM, de João César Monteiro (POR, 2003, 179′)
Isabel Baraona – autora
Leciona na ESAD.CR desde 2003 no curso de Artes Plásticas. É Licenciada em Pintura pela La Cambre (Bélgica) e Doutorada em Artes Visuais e Intermedia pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha). Em 2013, no âmbito de um pós-doutoramento, foi bolseira da Universidade Rennes 2 (França) onde desenvolveu Tipo.pt, um arquivo online sobre livros de artista e edição de autor em Portugal; sendo, a par com Catarina Figueiredo Cardoso, coeditora de Portuguese Small Press Yearbook.
Tem realizado, desde 2001, diversas exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro.
Pedro Nora – autor
[n. 1977, Vila Nova de Gaia]
Licenciado em Design de Comunicação – arte gráfica, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi co-editor, em parceria com Isabel Carvalho, do fanzine “ALíngua” (1999-2001) e da revista “Satélite Internacional” (2002-2005). Como autor de banda desenhada participou em várias publicações colectivas nacionais e internacionais, entre 2000 e 2005. De destacar “Lisboa 24h” (Lx Comics n. 6, Bedeteca, 2000), “Quadrado”, “Strapazin”, “Black” e “Nëlio”. É autor dos livros “Mr. Burroughs”, com argumento de David Soares (versão portuguesa pela Círculo de Abuso, 2000 e versão francesa pela Frémok, 2004), “Metamorfose”, a partir da obra de Franz Kafka (Íman edições, 2001), “Chapéus e Sombras” (MaisBD/Mundo Fantasma, 2003), “Anita O’Day” e “Woody Allen”, ambos com argumento de João Paulo Cotrim (Éditions Nocturne/Corda Seca, 2005).
Apoios: Município de Guimarães e Associação AO NORTE